sábado, 6 de novembro de 2010

Axé music : Uma verdade incoveniente

A verdade sobre o axé music
 
Antes que eu comece a esculhambar esse típico ritmo baiano, vamos fazer uma análise qualitativa da música feita em diferentes regiões do Brasil.

Rock de Brasília

Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você esta comigo
O tempo todo
E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem...

(Vento no Litoral – Legião Urbana)

Samba Carioca

Quero mar alto, o mar grande,
Por favor não me mande
De volta mais não
Não quero o cais, outro porto,
Não mais o mar morto
Da minha ilusão

Prefiro ir à deriva
Me deixe que eu siga
Em qualquer direção
Se eu sou de um rio marinho
O mar é meu ninho
Meu leito e meu chão

(Mar Grande – Paulinho da Viola)

Música Mineira

Para quem quer se soltar invento o cais
Invento mais que a solidão me dá
Invento lua nova a clarear
Invento o amor e sei a dor de me lançar
Eu queria ser feliz
Invento o mar
Invento em mim o sonhador

(Milton Nascimento/Ronaldo Bastos – Cais)

Axé Music

ae ae ae eee ooo

Chicleteiro Eu, Chicleteira Ela

Aqui tá frio
Muito quente, aqui tá frio
Aqui tá quente, aqui tá frio
Muito quente, aqui tá frio

Vai ralando na boquinha da garrafa....

**

Vocês perceberam que em cada exemplo escolhi apenas 1 música. E quando falei sobre o axé fui generoso e escolhi 4.

E depois eu escolhi ficar surdo.

Mas os fãs têm a justificativa na ponta da língua: “ ahhh, mas é bom pra se divertir...”.

Oras, sexo também é bom pra se divertir e não é por isso que minha namorada precisa gemer no meu ouvido coisas como “Segura na corda do caranguejo... pra lá e pra cá..”

Até porque se sua namorada anda falando isso na hora H, tá na hora dela fazer uma depilação a laser....

**

E as micaretas?

Caso você nunca tenha ido e está com vontade, preparei uma lista de pré-requisitos.

Confirme cada opção e veja se você esta apto.

1- Não ter lido “A Droga da Obediência”

2 – Achar que toda mulher é puta.

3 – Ser puta.

4 - Ter fotos de Buenos Aires no Orkut

5 – Chama os outros de “ném” sempre usando frases onde o objeto direto completa o sentido de um verbo transitivo direto.

6 – Não saber o que é objeto direto e verbo transitivo direto.

7 – Nenhuma das respostas anteriores...mas um QI  entre 50-69
Pronto!

Se você assinalou uma ou mais opções acima, Parabéns!

Este teste multiuso confirma que você poderá se divertir em micaretas, rodeios, pagodes, vaquejadas ou qualquer outro ambiente onde senso crítico é no máximo nome de drink afrodisíaco.

E se você não assinalou nenhuma, continue tentando. Você ainda vai perder a virgindade...

**

E as dançarinas de axé music?

Bonitas, inteligentes, estudantes, discretas e muito extrovertidas, mas sem vulgaridade.
E ainda tem o bumbum empinado.

Essas características me lembram outra coisa.

Ahhh lembrei.

Pô parceiro, R$ 500 por meia hora é foda... quer dizer...por foda...

Ops! Não era isso que eu queria ter dito...

**
E eu nao poderia fechar este post sem falar nos nos babacás..ops, digo abadás...abadás

(teclado fdp....)

Aliás, vocês sabem porque abadá....se chama abadá ?

Vou tentar explicar...

Abadá é uma palavra de origem africana que significa “vai dar merda”.

Logo após o descobrimento do Brasil, milhares de escravos africanos eram amontoados em caravelas portuguesas.E elas tinha um destino certo : A Bahia.

Durante a viagem, a galegada, que já estava sem ver um bacalhau de bigode a um bom tempo, começou a se irritar com os futuros escravos.Eles só ouviam uma única palavra saída dos porões: Abadá. Abadá, Abadá...

Quando as caravelas iniciaram a aproximação na costa brasileira, o barulho e o nervosismo dos escravos só aumentou.Eram quinhentos prisioneiros, sem camisa, com as mãos pra cima e sovaco cabeludo gritando ao mesmo tempo “Abadá, abadá, abadá...”

Diz a lenda, que o comandante da Escola de Sagres se irritou e deu as ordens

- Ora pois!Joaquim, pega o nosso coletivo e vai lá e enfia a porrada em cada negão....EM CADA UM!

Depois de dar aquela escovada no último escravo, os portugas, mesmo sem falar o idioma dos prisioneiros não se aguentaram e tentaram descobrir o que significava “Abadá”

Um escravo, mais revoltado, não perdeu tempo e mandou na lata ( de azeite.. ) dos galegos.

- UNHI FO MI....UNHI FO MI....UNHI FO MI....

E o restante da negada foi na onda.

- UNHI FO MI....UNHI FO MI....UNHI FO MI....

Os amiguinhos do além - mar se entreolharam e disseram.

- Mas é claro! Eles querem um uniforme....Que bonito, mesmo depois de apanharem, continuam unidos.

E foram os portugueses distribuir uma camiseta regata para cada escravo.O que eles não sabiam é que , em bom português, os escravos queriam dizer apenas uma coisa:

HEY BRANCO...VAI TOMAR NO CÚ !!!

**

E 500 anos depois, continuamos escravizados, com o sovaco cabeludo,as mãos pra cima e usando uma roupa ridícula ao som de uma música que não representa a coragem e a fibra dos povos africanos.

**
Merda! Escrevi tanto que agora to atrasado pra minha aula de lambaeróbica

15 comentários:

  1. Ahahahaha muito bom mesmo. é bem por aí mesmo o perfil de quem curte esse lixo e vai em micaretas.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe axé é podre. Não sei como faz sucesso. Como clubeira fanática, bela escolha com "Cais" do Milton. MUITO linda essa música. Aliás quase todas do Clube da Esquina são lindas!

    ResponderExcluir
  3. Faltou falar do Funk Carioca... muito culto também, totalmente intelectual...
    Axé Music é um saco sim, mas é muito preconceito de sua parte na forma como você se refere a isso tudo.

    ResponderExcluir
  4. Amigo do Blogeducao, obrigado pela visita.Devo informar que este blog é de humor negro e sarcasmo.Preconceito ?
    Caricatura sim e isso não é crime, mas preconceito, sinceramente, não encontrei.
    ----
    Oi Miriam

    Sou suspeito pra falar.Realmente as músicas do Clube são lindas.Separei "Cais" pq é uma das minhas favoritas, mas poderia escolher q q uma.

    ResponderExcluir
  5. Vc pode ter razao em alguma coisa, mas pra escrever um blog precisa se informar mais, não apenas acerca do Axé Music, que infelizmente acabou por ser confundido com pagode baixaria que ouvimos hoje (vá na origem e descobrirá mais). Pelos exemplos que vc deu, vê-se que não sabe do que fala. Depois também precisa se informar acerca de Abadá, africana de origem kwa, que nada mais é do que uma tunica branca usada hoje pelos muculmanos.
    Quando comecei a ler imaginei que fosse ler algo inteligente sobre a origem do axe e a forma como é infelizmente executada hoje. Mas não. Esqueci-me que para escrever um blog não precisa dos requisitos: inteligencia, pesquisa e coerência. Basta ser babaca, se sentir melhor que outros e não perceber nada de cultura.

    ResponderExcluir
  6. Pra fazer humor negro e sarcasmo também precisa saber do que fala. Humor e inteligência estão ligados

    ResponderExcluir
  7. Caralho, você escreve muito!!!

    Muito engraçado mesmo, comcerteza estou te seguindo!!

    ResponderExcluir
  8. As suas ideais são boas e engraçadas, mas você apela demais na hora de transmiti-las. Com isso, seu blog acaba ficando muito preconceituoso. Sei que você é muito inteligente, que escreve muito bem e que tem opinião própria, mas é preciso saber respeitar a diferença para viver em sociedade. Creio, sinceramente, que você poderia manifestar seus pensamentos, sem menosprezar, agredir, ofender e ultrajar as outras pessoas. É muito bom ter centenas de seguidores no Twitter e ficar famoso na Internet, mas com um trabalho digno e de respeito. Caso contrário, a fama será passageira e inconsistente, trazendo em pouco tempo o ocaso. Pense bem antes de criticar veementemente as classes minoritárias. Será que você gostaria de ler isso se pertencesse a algum desses grupos? E até onde você tem certeza de que não pertence? Depois do que li aqui, já te encaixei em várias categorias em que não te enquadrava antes.
    E não adianta me chamar de moralista, certinha, "defensora dos oprimidos" ou qualquer outra coisa. Eu apenas manifesto a minha opinião com inteligência, clareza e, sobretudo, seguindo o princípio da DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Procure na Constituição!

    ResponderExcluir
  9. Cara, parabéns pelo blog (antes tarde q mais tarde hein! rsrs). Não sabia q o abadá era uma tradição tão antiga. Poizé, vaso ruim não quebra mesmo! haha!

    Ah, e adorei ver os comentários enfurecidos! Se mesmo escrevendo "Humor Negro" bem grande (e no topo!!) as pessoas estão assim precisa mais o q? Querem que desenhe?? rsrs...

    E pra um usuário que se auto intitula "blogeducacao" a construção da frase "mas é muito preconceito de sua parte na forma como você se refere a isso tudo" é simplesmente fascinante.

    Pro "Aitch" eu só digo o seguinte: qual parte de "humor negro" vc n entendeu? E se pra postar não precisa de inteligência e coerência, nem pra fazer comentários raivosinhos né? Perde seu tempo não fofa, q vc vai se atrasar pra lambaeróbica rsrs...

    Bjo! ; )

    ResponderExcluir
  10. hahaha Concordo totalmente com a Kelly! A galera aí gosta de um drama e eles mesmos não percebem o "pré" conceito que tem sobre o perfil que alguém que escreve um blog deve ter.
    Gostei de ver a criatividade!
    Bjão

    ResponderExcluir
  11. Tens razão! Agora a Maiara Petruso diz q o que ela falou sobre nordestinos é "humor negro" e se livra dos processos da OAB! Que bela saída! Pra frente Brasil, "bora" todo mundo ofender os outros, praticar crimes de racismo e colocar um Ps dizendo que é apenas humor negro.

    ResponderExcluir
  12. Como diria uma amiga..G-Zuz!!! Quantos comentários.

    Vamos as respostas rss

    Aitch, eu vou copiar a resposta da Kelly.

    Qual a parte do "humor negro" vc nao entendeu?
    E na área superior do blog eu deixei bem claro que este espaço seria dominado por este estilo.Não há espaço neste blog para coisinhas legais e fofinhas.O meu proprio "nome" entrega isso.Serei escroto em vários momentos e espero divertir - e sei que consegui - centenas de pessoas.

    E quanto a Mayara Petruso - que foi devidamente esculhambada neste blog - qual o crime que ela cometeu? Ela não gosta de nordestinos e tem esse direito.Eu, que sou de família nordestina fui lá e dei o troco. Esse chororô é um saco... coisa de Botafoguense...

    --
    Querida Rachel

    Vou lembrar novamente que este blog tem essa "pegada" mais sarcástica, ácida e isso me atrai muito.

    O Chris Rock uma vez fez um stand-up humilhando os negros.Seria mto preconceito se ele mesmo não fosse negro... e a platéia também era TOTALMENTE negra.Você mesmo pode procurar no youtube, pq é mto engraçado e td mundo entendeu que aquilo não é para ser levado com seriado.Just Fun.

    O meu caso é igual.Adoro indie rock.E volta e meia uns caras fazem uns textos mto engraçados falando dos esteriotipos dessa galera.Eu me reconheço e me divirto com essas piadas.
    ==
    GENTE...GENTE...vamos acabar com a caretice rir um pouco mais.

    E pelo amor de Deus !!! Quem acreditou que aquela história do Abadá era verdadeira HUAHUAHUAHUHUAHUAHUA

    ResponderExcluir
  13. Alguém acreditou mesmo na história do abadá? Como diria o poeta consagrado Carlito Júnior: "SIMORREE, MLK"! G.. Analfabetismo funcional really sucks..

    E, para os que sabem ler (sort of): GENTE, RELAXA E RI um pouquinho!!

    Enfim, fui que a minha lambaeróbica já vai começar tb..

    ResponderExcluir
  14. Aliás, para os que amam um abadá, recomendo a comunidade Orkutiana "Enfia o seu abadá no c*!" ... sábias palavras!! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Sua tentativa de sarcasmo, na verdade, nada mais é que uma rasa demonstração do seu preconceito (literalmente, pré-conceito! Pra não dizer xenofobismo), além de ausência de conhecimento de cultura brasileira. O post até seria bem interessante se reservasse as críticas a alguns segmentos musicais bastante específicos. Afinal de contas, há muitas coisas realmente lamentáveis, e gosto é sim discutível. Agora.... criticar tomando como referência a cidade de origem foi demais! Desde quando a música feita na Bahia se resume ao Axé? Pior: desde quando o Axé se resume à Indústria das micaretas? Demostração da mais pura ignorância (que vc tanto repudia. Isso é o q se chama ‘projeção’ na psicanálise. A Bahia do “É o tchan”, “Parangolé”, etc; é a mesma Bahia de Caetano Veloso, Maria Betânia, Gilberto Gil, Pepeu Gomes, Carlinhos Brown, etc. E mesmo dentro do carnaval baiano...Vc algum dia já parou pra ouvir as verdadeiras músicas do carnaval da Bahia? Ilê Ayiê? Filhos de Gandhy? Muzenza? Olodum (da incrível música “Protesto Olodum”)? Malê Debalê? Moraes Moreira? Daniela Mercury? (Sim, Daniela Mercury! Pesquise a letra das musicas que interpreta e compõe. Ex: “De Frente pro Crime”; “Geração Perdida”; “Bandidos da América”, “Pérola Negra”, “Minas com Bahia”, “A primeira Vista”, “Meu pai Oxalá”, e mil outras.) Vc generalizou, de forma estúpida, um segmento musical. É a mesma coisa de ouvir a “banda” Aviões do Forró cantar ‘Chupa que é de uva’ e dizer que o forró é uma merda, e que os nordestinos são imbecis. Forró? Os poetas nordestinos do Forró e do Baião Luis Gonzaga e Dominguinhos merecem pagar por isso? E basear-se pela cidade de origem? O Rio de Janeiro de Vinicius e Tom Jobim, é o mesmo Rio da Mulher Melancia e do Bonde do Tigrão. Mas pelo seu raciocínio, devo concluir que o carioca então, deve ser um completo imbecil! Não generalize a cultura de um povo baseado no MERCADO fonográfico que chega até vc através da mídia! Isso só prova que vc é apenas mais um dentro da grande massa. (Sarah. Fortaleza-CE)

    ResponderExcluir